O termo “transtorno” é usado para descrever a incompatibilidade entre os desafios que iremos enfrentar ou enfrentamos, e a nossa capacidade de lidar com eles. Os transtornos são acumulativos e, portanto, uma série de transtornos pode gerar emoções negativas e pequenas reações prejudiciais, que afetam o nosso organismo, gerando bloqueios em nosso corpo energético.
Nenhum ser humano vive bem sem um estímulo ou desafio. Estes fazem parte de nossa vida, proporcionando motivação, excitação, incentivo, assim como tristeza, sofrimento, ansiedade, depressão, etc. Enquanto nos sentimos no controle da situação, o desafio é revigorante e excitante. Quando saímos da nossa zona de conforto, nos sentimos inseguros, com medo e “transtornados”, quer aceitemos o desafio ou não.
Os pequenos transtornos emocionais são de vários tipos, podendo diferir em sua manifestação. Com frequência, deixamos de reconhecer os seus sintomas, uma vez que são tidos como corriqueiros e comuns na vida agitada em que vivemos. Durante o dia a dia, acumulamos diversos sentimentos negativos com relação a fatos geralmente desagradáveis que ocorrem e que ficam marcados em nossa memória e no nosso inconsciente. Todo ser humano já passou por inúmeras experiências que deixaram pequenas sequelas emocionais. Muitas vezes, a simples lembrança destes fatos traz o desconforto emocional e esse, por sua vez, vai se modificando e deixando resíduos que, em grande escala podem dar origem a algum tipo de doença.
Muitas pessoas falam que não sentem nada ao se lembrarem de experiências negativas. Mas é só começarmos a mexer no passado, falando sobre ele, que as emoções começam a aparecer. Superficialmente, a pessoa considera que não tem nada. Mas é só começar, que as marcas começam a aparecer. É interessante também observar que, de fora, a gente consegue perceber que a pessoa está sentindo um incômodo emocional, mas a pessoa pode não se dar conta disso sozinha.
Ao perguntarmos a uma pessoa sobre o que ela sente, existem três possibilidades de reação:
1 – Ela consegue reconhecer e identificar na hora. Ótimo!
2 – Ela demonstra não ter consciência, e acha que é algo muito natural, normal sentir aquilo. Às vezes por estar tão acostumada e por sempre ter se sentido assim, nem consegue imaginar a diferença entre sentir-se melhor, sem o transtorno. Para uma pessoa que nasceu com uma dor de cabeça e que nunca teve a oportunidade de viver alguns instantes de sua vida sem essa dor, ela certamente vai achar que é normal a vida com essa dor, que é impossível viver sem essa dor e que ela não imagina como será a sua vida sem essa dor.
3 – Ela até sente o desconforto e o identifica, mas não compreende que aquilo é exatamente uma emoção guardada, um bloqueio energético e algo que pode ser tratado e curado.
São mágoas, tristezas, amarguras, frustrações, culpas, medos, insegurança, impotência, fracasso, autoconfiança, culpa, vergonha, rejeição, perda, solidão, vazio, abandono, inferioridade, raivas, revolta, ódio, manias, bloqueios etc, oriundas de experiências desagradáveis como: brigas conjugais, de família, no trabalho, na escola, na falta de atenção dos pais, rejeições, humilhações, traições, acidentes, violências, etc.
Por serem “pequenos transtornos emocionais” tem um sentido específico para considerarmos:
No entanto, sabemos que esses “pequenos transtornos emocionais” juntos podem gerar todos os tipos de dificuldades como:
O que quero chamar a atenção aqui é que, ao perceberem algum desses pequenos transtornos, busquem alguma forma de tratamento com a EFT (Auto Aplicação ou Terapia), para que a sua eliminação ocorra de forma mais rápida, enquanto eles estão no inicio. Caso contrário, ao se tornarem grandes transtornos, essas dificuldades, algumas delas catalogadas como doenças, darão bastante trabalho para serem eliminadas. Veja informações sobre algumas dessas doenças no menu de “TRATAMENTOS” deste site. A limpeza dos bloqueios melhora a forma como nos sentimos e pensamos, trazendo paz interior, clareza mental, diminuição dos níveis de ansiedade, maior intuição e maior disposição. Tudo isso vai se refletir nas nossas ações e na parte física. A EFT é uma técnica excelente, das mais eficazes e fáceis de aprender, para limpar emoções negativas bloqueadas. A Auto Aplicação deve ser utilizada na eliminação ou no alívio de Pequenos Transtornos Emocionais, problemas mais comuns do dia a dia ou ainda como complemento de um tratamento de problemas mais complexos iniciado com um Terapeuta e continuado individualmente. Problemas mais complexos como Depressão, Traumas, Fobias, Doenças crônicas, etc; requerem um esforço e um traquejo maior e mais tempo para serem sanados. Esses casos, eu sugiro que sejam tratados com um terapeuta especialista, que atuará na parte mais complexa e depois preparará a pessoa para seguir fazendo sozinha. Fazer uma sessão com terapeuta para fixar o aprendizado da prática, também é viável e normal. O papel do terapeuta nesses casos será o de orientar no início da prática. A Auto Aplicação tem como vantagem que as pessoas se sentem muito mais a vontade, pelo simples fato de estarem fazendo sozinha, sem ter que expor as suas emoções para outras pessoas. Tudo é uma questão de começar! A partir da primeira rodada a pessoa já sentirá a diferença e a melhora. Faça download gratuito do “Manual EFT Receita Básica” para ter acesso a as principais práticas da EFT de uma forma geral. Também é bom comentar, que com a prática, percebemos que muitas pessoas, ou não conseguem se aplicar a técnica de forma regular ou não a aplica o tanto que poderia ou mesmo quase nunca se aplica. Muitas vezes quando sugerimos ou passamos atividades de Auto Aplicação aos clientes, a vasta maioria não faz, e espera a próxima sessão para continuar. Isso se deve a vários fatores: Portanto, faça download gratuito do “Manual EFT Receita Básica” deste site, dê uma lida, tente praticar e tendo dúvida, não hesite, entre em contato comigo, por e-mail através do FALE CONOSCO, por telefone, chat, etc.; mas não deixe de se comunicar comigo. Saber das suas dificuldades e necessidades é muito importante para mim.
Transtornos Emocionais e a EFT