Para Jung a Personalidade era chamada de “Psique”, que originalmente em grego, significava “sopro”, “alma” ou “espírito”, que torna vivo um corpo animado por ela. Depois no século XIX, passou-se a usar mais o termo “mente” por suas implicações transcendentais. Nela estão incluídos todos os pensamentos, sentimentos e comportamentos, tanto os conscientes quanto os inconscientes. Sua função consiste em harmonizar e regular internamente o indivíduo orientando-o para o convívio social, além de direcioná-lo para a realização da sua essência.
Para Jung inicialmente, ao nascer, cada indivíduo já traz consigo uma essência, um todo, nascendo já como sendo um todo. Cabe ao individuo desenvolver esse todo essencial, durante a sua vida, até chegar ao mais alto grau de coerência, diferenciação e harmonização consigo mesmo, tornando-se consciente, para atuar no mundo de forma integrada e harmônica. Um homem com uma personalidade dissociada e conflitante é uma personalidade com problemas, distanciada de si mesmo, propensa a criar doenças físicas ou psíquicas, gerando conflitos e desequilíbrios. Jung via no seu papel de psicanalista, o trabalho de ajudar as pessoas a recuperarem a sua unidade ou essência perdida, fortalecendo a Psique para resistir a novas tentativas de dissociação.
A Personalidade ou a Psique consiste de vários sistemas isolados que atuam uns sobre os outros de forma dinâmica. São diferentes partes que se interagem. Os principais sistemas correspondem, na Psicologia Analítica de Jung, ao Ego, a Consciência, ao Inconsciente Pessoal, Inconsciente Coletivo, os Complexos e os Arquétipos (Persona, Sombra, Anima e Animus). Tais sistemas compõem a personalidade total ou Self. A consciência é a parte da personalidade da qual temos conhecimento. O inconsciente se refere a tudo que desconhecemos ou rejeitamos em nós. A psique, segundo Jung, seria constituída de várias esferas concêntricas (como uma cebola), onde a camada mais superficial representa o Consciente, enquanto as demais seriam os níveis mais profundos do Inconsciente que se interagem e se alteram constantemente.