Fibromialgia é uma síndrome – conjunto bem determinado de sintomas que não caracterizam uma só doença, mas podem traduzir uma modalidade patogênica – em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. É de longa duração com flutuações frequentes na intensidade da dor.
Com os devidos cuidados, a pessoa com fibromialgia não perde sua capacidade funcional. Não há formas de prevenção para a fibromialgia. Está diretamente ligada à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Pesquisadores acreditam que a síndrome pode ser causada por um descontrole cerebral. As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas.
Principais Sintomas:
Diagnóstico:
A Fibromialgia é de difícil diagnóstico. O diagnóstico é feito clinicamente (história dos sintomas e do exame físico). Não existem testes laboratoriais que possam dar um diagnóstico, mas os médicos solicitam exames de sangue para que outras doenças, com sintomas e características semelhantes, sejam descartadas.
Tratamento:
Várias classes de medicamentos são utilizadas em conjunto com o tratamento não medicamentoso. O foco do tratamento é evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral. Pode envolver:
Tratamento com a EFT
Quando tratamos a dor física comum com a EFT, além dela não sumir na primeira rodada, ela tem outro padrão de comportamento que é o de mudar de lugar. Muitas vezes ocorre uma verdadeira perseguição até que a eliminemos. No caso da Fibromialgia são vários pontos de dor e como já constatado, ao iniciarmos o tratamento de uma dor específica, essa poderá nos dar o falso sinal de que foi eliminada, e depois, mais tarde ela reaparece no mesmo lugar ou em outro lugar. Por isso, a melhor abordagem para o tratamento da Fibromialgia é buscarmos as causas nos eventos ocorridos na origem do problema e identificarmos as emoções relacionadas aos mesmos. É uma abordagem mais segura e mais precisa. A Fibromialgia pode ter surgido como consequência de uma pressão emocional muito forte, que inclui uma sucessão de eventos de intensa carga emocional, onde o corpo teve que suportar o peso de um estresse mental também muito intenso. Como vimos acima, e isso só vem confirmar a nossa prescrição, a Fibromialgia está diretamente ligada à Ansiedade e a Depressão, entre outros transtornos. Por isso, a minha abordagem, após conhecer melhor a pessoa, seus costumes, sua infância e adolescência, sua postura no trabalho e nas atividades em que participa etc, buscaremos investigar:
Pode ser que a pessoa não se lembre. Mas existem técnicas na EFT que nos auxiliarão nesse aspecto.
Uma vez identificados os possíveis eventos, existem outras perguntas necessárias para investigarmos se existem possíveis vestígios de outros transtornos (Ansiedade ou Depressão). E com base nessas respostas, buscaremos identificar todas as emoções relacionadas para então, de forma semelhante aos demais tratamentos com a EFT, efetuarmos as rodadas direcionadas e ir obtendo resultados a cada rodada, até completarmos o tratamento. Dentro dos parâmetros da EFT, que costuma obter resultados em curtíssimos prazos, esse trabalho não costuma ser curto. Poderá demorar alguns meses. Como sempre, isso varia de pessoa para pessoa, de caso a caso, de situação a situação. Cada ser humano, caso ou situação tem suas peculiaridades. E isso é o que justifica a presença do terapeuta, analisar as anuências, avaliar a melhor forma e tomar o melhor caminho para atender a necessidade da pessoa.
.