A Auto Sabotagem pode ser descrita pela combinação de pensamentos, sentimentos e emoções negativas, acompanhadas de repetições de comportamentos autodestrutivos. Os comportamentos são automáticos. Nós os automatizamos. Os hábitos são comportamentos automáticos, que fazemos sem mesmo lembrarmos que o fizemos. Mas o problema é quando automatizamos comportamentos ou hábitos que nos fazem mal. Não é algo intencional. É uma série de atitudes que tomamos e que acaba prejudicando a nossa vida sem percebermos. Quando queremos conscientemente conquistar ou realizar algo, mas em contrapartida e de forma inconsciente, nossas ações vão na contramão do que buscamos, isso indica que estamos nos auto sabotando. É bem difícil explicar os motivos pelos quais isso ocorre.
Quando percebemos que esse comportamento ocorre com frequência em nossa rotina, atrapalhando a nossa vida profissional, social ou familiar, então talvez esteja na hora de olharmos mais profundamente o que pode estar motivando essa ocorrência.
Todos nós temos objetivos, metas, projetos, a executarmos em nossa vida. E esses objetivos e metas exigem que sigamos, de uma forma ou de outra, processos e métodos para alcançá-los, dentro de certa disciplina. Na busca por alcançá-los quase sempre nos deparamos com situações que envolvem:
– Objetivos que embora sejam palpáveis, no fundo, mas bem no fundo mesmo, nós não acreditamos que sejam acessíveis ou possíveis de serem alcançados;
– Estarmos diante de uma tarefa ou atividade que não gostamos de fazer ou que requer certo esforço de nossa parte, embora saibamos executá-las;
– Quando precisamos realizar uma tarefa, e alguma coisa (limitação, vício, etc), nos leva a dispersão e a perda do foco, fazendo com que adiemos mais e mais os nossos compromissos, até o limite máximo do prazo;
– Quando a quantidade de tarefas é tão grande, fazendo com que nos percamos, sem saber por onde começar;
– Medo de não ser bem sucedido em determinadas tarefas ou atividades;
– Impulsos determinados por nossas más tendências;
– Vitimização, por nos acharmos que o azar nos acompanha e que tudo dá errado em nossa vida.
Quase sempre essas situações ocorrem em decorrência de nossas crenças, pensamentos, sentimentos e emoções negativas, que atuam em nós através do nosso inconsciente, fazendo com que, ou ajamos por impulso influenciados por elas, ou procrastinemos (adiamos por motivos ou impulsos sem fundamentos). Essas crenças, pensamentos, sentimentos e emoções negativas geram vibrações negativas que, uma vez frequentes, formam junto de nós, uma nuvem mórbida negativa que alimentamos toda vez que vibramos negativamente. Essa nuvem então, terá uma tendência de se alimentar cada vez mais, de crescer e de ter vibração própria. Essa nuvem, à medida que cresce, aumenta a sua influência em nossos pensamentos, decisões e ações. Ela nos acompanhará durante toda a nossa vida, a medida em que a alimentemos, ou deixará a nossa vida, quando a expulsarmos de nós.
Se todas as nossas escolhas e ações fossem racionais, todos nós pensaríamos e agiríamos de uma forma muito mais prática e sem nos prejudicarmos. Como temos a tendência em pensar, tomar decisões ou agir primeiramente num nível emocional e inconsciente, a nossa mente somente interpreta e justifica primeiro o impulso interior que ocorre, sobre a influência da nuvem inconsciente, para somente depois, quando tudo já passou, de uma forma mais serena e racional, passar a considerar o resultado do ocorrido, passando a avaliar tudo o que aconteceu, fazendo com que muitas vezes nos arrependemos do pensamento, da decisão ou da ação tomada.
Por isso, a limpeza das emoções negativas é fundamental para que nós possamos tomar decisões mais adequadas. Cada emoção negativa nos faz interpretar a realidade de forma distorcida e também leva-nos a exagerar numa determinada reação. Um pequeno problema do passado poderá passar a ter uma dimensão pra você, fazendo com que você distorça a sua realidade atual, atrapalhando os seus pensamentos, decisões e ações atuais.
A Lei de Atração diz que nós atraímos para a nossa realidade, aquilo que a gente pensa e sente em nível consciente ou inconsciente. E todo o conteúdo emocional negativo, junto com as crenças e pensamentos limitantes, ajuda a atrair pessoas, situações e coisas negativas, parecendo que você é uma pessoa azarada.
Esse mecanismo citado acima é que está por traz dos comportamentos automáticos repetitivos autodestrutivos a que estamos frequentemente sujeitos, atuando em nós de forma contínua, gerando a auto sabotagem e criando uma realidade de sofrimento. A solução é eliminar urgentemente o máximo possível desse conteúdo emocional negativo que interfere nos nossos pensamentos, decisões e ações negativas. A EFT através do seu processo efetivo é uma excelente ferramenta para diminuir ou eliminar boa parte do conteúdo emocional negativo das pessoas, fazendo com que passem a pensar, decidir e agir com maior lucidez e discernimento.