Depois de alguns anos de janela, eu tive a oportunidade de conhecer um novo enfoque de como tratar as adversidades que a vida nos coloca e de uma forma que me surpreendeu (nunca tinha pensado assim). Muitas vezes, nos nossos relacionamentos do dia a dia, sempre que nos ocorre algo e nos sentimos prejudicados, em todos eles a nossa tendência é achar o culpado e instintivamente, aquele que causou aquele evento que nos prejudicou ou falou algo de que não gostamos, para nós é o culpado e é com ele que nós nos irritamos, culpamos, xingamos, etc. Pois é, vimos pela Lei da Atração que as coisas não acontecem por acaso e que você, com seus desejos, pensamentos e sentimentos autênticos, atrai para si o que está procurando ou precisando. Portanto, o que ocorreu é uma necessidade sua! Por outro lado, a nossa missão neste planeta é buscarmos a nossa evolução e desenvolvimento espiritual através dos desafios e provas que a vida nos coloca. Então, se você está passando por uma esquina, estando na preferencial, com o sinal aberto pra você e você tranquilo ao passar pelo cruzamento é atingido por outro veiculo que cruzou o sinal vermelho, por algum motivo (distração, perda de controle, bebida, etc) e jogou o seu carro na calçada e deu perda total no seu carro, etc. Isso não foi por acaso e você, juntamente com todas as pessoas que se envolveram no acidente, tinham que passar por isso para aprender a lidar com essa situação, e outras coisas. Outra situação é: você está em um determinado lugar, conversando com um grupo de pessoas, de repente alguém interpreta errado o que você falou e sai te xingando, te ofendendo, de modo que você se sente injustiçado, indignado, e com raiva daquela pessoa, mas não fala nada, pra não dar pano pra manga. Essa discussão também não aconteceu por acaso e tem uma razão de ser!
A lição que eu aprendi recentemente é que, toda vez que ocorre isso conosco nós temos a tendência de ficarmos magoados, revoltados, irritados, etc, com as pessoas que causaram o tal evento e nem sequer nos passa pela cabeça que, por tudo o que já falamos aqui, que a nossa atenção deveria focar em outra coisa: Qual o efeito que aquilo provocou em mim? Qual foi a minha reação? Minha reação foi adequada? Foi correta? Mexeu comigo? Uma vez que essas coisas são colocadas na nossa vida como se fosse um desafio, um teste ou uma prova pra nós, a pessoa que causou foi apenas um meio e não um fim. O fim ou a finalidade é nos provar! Testar-nos! E a partir daí, deveremos, depois de identificar e avaliar o impacto, trabalharmos para estarmos mais bem preparados para que isso não mexa com a nossa Paz Interior. Não nos desequilibre! A grande novidade para mim é, ao invés de ficarmos com pensamentos e sentimentos negativos em relação à pessoa que causou o evento (que foi um meio para que a situação acontecesse), nós buscássemos trabalhar o impacto daquele evento em nós, pois é isso que nos interessa, nos diz respeito ou deveria nos interessar e não os demais aspectos. Uma vez que estamos aqui para nos desenvolvermos e nos depurarmos, ficarmos livres de nossos vícios, de nossos defeitos, de nossas fraquezas, de errarmos novamente, etc, o nosso foco deveria ser esse. Quando o Dalai Lama diz “Não deixe que as atitudes do outro perturbe a sua Paz Interior” ele está indicando esse caminho. Devemos nos exercitar para que tudo o que for colocado em nosso caminho para o nosso aprendizado, passe a não perturbar a nossa Paz Interior. Sim, concordo que é um enorme desafio! Mas acredito que seja uma questão de começar!
E a você que entendeu e deseja começar a praticar isso, no começo vai ser difícil porque a nossa mente ainda traz o vício de condenar a pessoa. Mas seguindo, muitas vezes identificaremos pensamentos, sentimentos ou emoções negativas que estaremos sentindo quando fatos desse tipo nos ocorrer. Quando isso ocorrer, guarde bem o(s) acontecimento(s) e, sobretudo, as emoções ligadas a eles. Escreva-os se for o caso. Em seguida, faça rodadas de EFT para limpá-los de seu corpo energético, para que eles não venham te atrapalhar a vida. Se você não conhece como fazer as rodadas de EFT, faça download grátis do “Manual EFT Receita Básica” aqui no site. E tendo dúvida, me liga, me escreva, se comunique comigo de alguma forma (meus contatos estão no FALE CONOSCO). Boa sorte!