É muito grande o número de conflitos de relacionamento entre mães e filhas hoje em dia. Tenho me defrontado com muitos deles em minhas sessões, muitas vezes, na maioria deles, as causas não são justificadas e em boa parte dos casos, certamente, não iniciaram nessa vida. Sempre são consequências da aversão ou da antipatia já existentes e não a causa das mesmas.
Em um dos casos, depois de investigarmos todo o passado da pessoa, desde o tempo atual, passando pela infância e chegando ao momento do parto, chegamos a identificar que a aversão que a mãe tinha pela filha já existia naquele momento, uma vez que a mãe atribuía uma série de desconfortos e contrariedades daquela gravidez a filha, e desde então, sempre teve um posicionamento hostil com a filha. Suas justificativas quase sempre eram indefinidas e sem nexo, demonstrando que até a mãe não sabia por que, mas não conseguia se dar bem com a filha.
Em outro caso, a então filha que recebia o tratamento, depois de também investigarmos o passado, ela chegou a mencionar que tinha feito regressão para vida passadas e tinha identificado vários conflitos dela com sua mãe e que justificavam a antipatia de sua mãe para consigo. Junto destes conflitos, sempre tem também algumas disputas em busca da predominância em relação a conquista do afeto do pai (ou marido), ou do irmão (ou filho).
Sabemos que grande parte das famílias são formadas por grupos de pessoas que tem entre elas resgates de erros e injustiças cometidas entre elas no passado (em vidas passadas), e que certamente, hoje ou mais tarde, deverão ser reparadas para que tudo se confraternize. Isso faz com que as famílias sejam formadas, não só por pessoas que desfrutam de alguma afinidade, mas em sua maioria, de devedores mútuos.
Essa situação de antagonismo entre mãe e filha, certamente não é boa para ninguém e traz uma série de desconfortos sentimentais e emocionais que podem gerar desequilíbrios na família e marcar a vida de algumas, para o resto da vida. Quantas e quantas pessoas não sofrem de males, distúrbios, ou até mesmo de pequenos transtornos emocionais, que os prejudicam nos novos relacionamentos, em suas atividades do dia a dia e por consequência, na busca pelo seu sucesso em suas conquistas? Quantas pessoas não conseguem enxergar suas limitações, restrições e outros entraves, as vezes até colocados por ela mesma inconscientemente, mas como consequência de um mal relacionamento com sua mãe ou com sua filha nesta vida? Por outro lado, sabemos que na maioria das famílias, quando as mães já estão com uma certa idade e seu companheiro já partiu, a sua segurança física e emocional fica entregue a uma das filhas. Se for somente uma, como ficará? Como conviver com essa situação, se não houver afeto, carinho e consideração entre ambas?
Independente se é desta ou de outra vida, o principal motivo disso ocorrer está sempre na falta de amor, afeto e de carinho para com o outro. Na falta do perdão e algumas vezes, na falta de gratidão que, pelo fato de não conseguir enxergar o quanto a outra pessoa lhe faz bem, ela não consegue perceber o quanto poderia ser grata por estar convivendo com ela.
Partindo do princípio de que só existe um caminho, uma saída, para que os problemas cármicos de desajustes entre as pessoas se resolvam, que é o do entendimento, da conciliação, da confraternização e do amor mútuo; e de que para que isso ocorra há necessidade da indolência, do perdão e da intensificação do amor, por uma das partes (“quando dois não querem, dois não brigam”); uma alternativa de auxílio para que uma das partes afetadas se regenere, se melhore e busque intensificar a sua paz interior para levar paz para o caso, está na melhoria de seus pensamentos, sentimentos e emoções através do tratamento com a EFT.
A EFT após identificar os casos de desajustes, trabalha no sentido de baixar ou eliminar os pensamentos, sentimentos e as emoções negativas relacionadas, trazendo mais paz, serenidade, leveza e lucidez, além de as vezes despertar na pessoa uma intensa vontade para o perdão. Assim, certamente a pessoa estará dando um grande passo para a sua própria melhoria de vida e a melhoria de seus relacionamentos.