A Meditação também é vista como uma poderosa prática na busca do autoconhecimento, sobretudo do autodesenvolvimento. Através de suas inúmeras modalidades, o seu praticante pode encontrar muitos meios de se conhecer melhor e conhecer melhor as coisas ao seu redor, passando a ser uma pessoa mais calma, mais serena e mais alegre, mais focada nas coisas quando necessita, e por consequência, passando a criar para si uma visão e um entendimento melhor da vida e tendo como consequência, uma melhor qualidade de vida.
Meditar, para muitos, pode ser visto como uma simples busca de se concentrar em algo. Esse algo pode ser uma vela, uma imagem religiosa, uma flor, a sua respiração, etc. Concentrando-se em algo, você se acalma e se centra, estabilizando a sua mente. Uma vez que é difícil parar totalmente os pensamentos, você observará padrões de pensamentos e emoções, que o ajudarão a aprender mais sobre si mesmo. Você escolhe em quê você prefere meditar! Sendo assim, por que não se concentrar em coisas positivas e benéficas? Por que não desenvolver hábitos positivos para a sua mente, seu corpo e o seu espirito?
Entre as várias opções de meditação, a que envolve concentrar-se na respiração é a mais difundida e a preferida pela maioria. Chamada de “observando a sua respiração”, essa meditação foi a primeira que surgiu, ensinada originalmente por Buda há mais de 2.500 anos, e é a mais poderosa, eficaz, e base de muitos entre os diversos tipos de meditação que existem. Ela também trabalha com a Energia Cósmica (Qi ou Chi dos chineses, Ki dos japoneses, ou Prana dos indianos), que absorvemos pela respiração e pelo chacra Coronário, enquanto a praticamos.
Segue abaixo um material muito bom, que dá uma explicação bem clara de como praticar essa meditação e os seus diversos resultados. Espero que gostem:
“O sono é meditação inconsciente, enquanto que a meditação é o sono consciente. No sono nós recebemos energia limitada, enquanto que na meditação nós recebemos energia em abundancia. Essa energia aumenta a força de nosso corpo, mente e intelecto. Ela abre a porta do sexto sentido e impulsiona para mais além. A energia obtida através da meditação, nos torna relaxados, saudáveis e felizes. Ela também leva ao alcance de níveis físicos mais elevados. A meditação é uma jornada em direção ao seu ser interior: o Espírito. Nós conscientemente viajamos do corpo físico para a mente, da mente para o intelecto e do intelecto para o Espírito, e… além”.
“Para fazer meditação primeiramente nós temos que parar todas as funções do nosso corpo e da nossa mente, que são: os movimentos corporais como ver, falar e pensar”.
“Na meditação a primeira preocupação é com a postura. Você pode se sentar em qualquer postura. A postura tem que ser muito confortável e estável. Nós podemos meditar tanto no chão quanto numa cadeira. Nós podemos meditar em qualquer lugar, desde que nos sintamos confortáveis. Sente-se confortavelmente e feche seus olhos. Pare suas conversas de fora e de dentro. Não fale nenhum mantra, relaxe somente, relaxe totalmente, apenas relaxe. Sentados, podemos manter os braços descansando sobre as pernas e os dedos encaixados (as pontas do indicador e do polegar unidas), para que circuitos de energia se formem e deem maior estabilidade. Os olhos são as portas da mente, por isso devem ser mantidos fechados. Cantos como mantras ou qualquer conversa, interna ou externa, são atividades da mente que também devem ser cessadas”.
“Quando o corpo relaxa, a consciência viaja para a próxima zona, mente e intelecto. A mente não é nada mais que um amontoado de pensamentos. Há inúmeros pensamentos que sempre vem a superfície de nossa mente. Sempre que houver pensamentos, deixe-os passar”. “Para transcender a mente e o intelecto, nós precisamos observar a nossa respiração. Não respire conscientemente, não inspire ou expire conscientemente. Deixe que a inspiração e a expiração ocorram por si só. Apenas observe a respiração ocorrer. Essa é a chave principal! Esse é o caminho! Não vá atrás dos pensamentos, não se preocupe com eles. Não ligue para eles e foque na sua respiração! Observe-a e esteja junto dela o tempo todo! Então, a densidade dos pensamentos se reduzirá, vagarosamente ela se tornará mais fina e mais curta. E finalmente, a respiração se tornará menor e pulsações de segundos, como flashes, surgem entre as sobrancelhas”.
“ Depois de muita prática de meditação (meses ou anos de práticas cotidianas), a pessoa consegue não mais utilizar-se da respiração, não mais precisar respirar, e consegue afastar-se dos pensamentos. Ela estará totalmente sem pensamento, e esse estado é chamado de “nirmal” ou “estado de sem pensamento”. Este é o estado meditativo! Neste estado a pessoa estará embaixo de uma chuva de Energia Cósmica. Quanto mais meditação ela fizer, mais Energia Cósmica ela receberá”.
“ Nessa fase, a Energia Cósmica ao ser absorvida pelo corpo, vira Energia Vital e flui por todo o Corpo Etéreo (corpo energético que temos e que controla a nossa vitalidade), através dos canais de energia chamados “nadis” ou “meridianos”. Essa Energia Vital é a principal peça na manutenção de nossas vidas. É a principal fonte de nossas ações e de nossa existência. Nós a absorvemos durante o sono profundo ou durante a meditação. Nós a utilizamos sempre para ver, falar, ouvir, pensar e para todas as ações físicas”.
“ A absorção desta energia também tem uma ligação direta com os nossos pensamentos. Quando temos muitos pensamentos, o fluxo de energia é obstruído e os pensamentos bloqueiam a absorção da Energia Cósmica. Com essa obstrução, o fluxo de Energia Vital interno é reduzido, e essa redução causa bloqueios no Corpo Etéreo, podendo gerar doença, ou seja, a causa da maioria das doenças no nosso Corpo Físico é a falta de Energia Vital no Corpo Etéreo”.
“Na meditação nós obtemos abundante Energia Cósmica. Quando essa energia flui forte pelo nosso corpo, o fluxo desobstrui todos os bloqueios etéreos existentes. Quando estes bloqueios são desobstruídos, nós nos livramos de todos os transtornos e doenças decorrentes e nos sentimos abrigados em todo o corpo. Quando esse fluxo de energia limpa uma região específica, nós sentimos uma sensação de formigamento ou de dor naquela região. Às vezes nós podemos experimentar dores por todo o corpo físico. Para essas dores nós não precisamos fazer uso de medicamentos, pois todas elas vão sumir fazendo mais meditação. Por levar mais Energia Cósmica para dentro do organismo através da meditação, nós nos livramos de todas as doenças físicas e mentais”.
“A meditação também tem o efeito de levá-lo a expansão da consciência, ou seja, ao aprendizado de elevados conhecimentos, pelo fato de seu espírito estar totalmente envolvido. Com a prática de mais e mais meditação (anos ou às vezes décadas), nós recebemos cada vez mais energia, a qual nos propicia o acesso a elevados ambientes espirituais. Nós passamos a entender melhor que nós não somos apenas corpo e mente. Nós passamos a entender melhor todas as situações que vivenciamos e aprendemos a resolvê-las melhor, com extrema sabedoria. Passamos a compreender mais a situação em que nos encontramos. A conquistarmos uma maior lucidez. A conhecermos melhor a nós mesmos. Energia elevada e conhecimento elevado expandem a consciência. A expansão da consciência ou o aumento do conhecimento e das experiências de vida, é o principal objetivo da nossa vida como Espírito Eterno”.
—————————————————————————————————————————
Como vimos, tanto na Meditação quanto na EFT, o desbloqueio do fluxo da Energia Vital que dá sustentação a saúde física, mental e espiritual é o objetivo principal e comum. Enquanto uma efetua o desbloqueio através da abundância no volume da Energia Cósmica, a outra efetua através dos toques nos pontos terminais dos principais meridianos do nosso corpo. Tudo para o mesmo objetivo, de propiciar o aumento da lucidez, da saúde e da qualidade de vida. Ambas também trabalham o autoconhecimento de alguma forma. A Meditação em longo prazo o traz a expansão da consciência. E a EFT traz pequenos e específicos resultados mais em curto prazo. Por isso recomendo: trabalhe seus conflitos emocionais com a EFT, mas também ganhe muitos benefícios de longo prazo praticando a Meditação.