A EFT pode ser aplicada ao tratamento de qualquer problema de transtorno emocional (desde os mais simples até os mais complexos), assim como no tratamento de crenças e pensamentos limitantes, dores físicas, problemas físicos e de desempenho. Todos nós sabemos que carregamos questões emocionais dentro de nós e isso influencia muito fisicamente. Há uma ligação inseparável entre as questões emocionais e as doenças físicas, e isso vêm se tornando cada vez mais aceito por médicos e cientistas. À medida que o tempo passa, percebemos que esta ligação é muito maior do que se pensava. Quando aliviamos sentimentos negativos com a EFT, as doenças físicas melhoram parcial ou totalmente. Com muita raiva, o estomago aperta-se, as veias ficam mais salientes e a pressão arterial aumenta. Os maiores bloqueios do fluxo em nosso corpo energético têm como causa os fatores emocionais e traumas do passado. As emoções podem gerar efeitos físicos, que depois de algum tempo podem se transformar em doença. Por não tratar somente dos sintomas, a EFT ao contrário, trata da(s) causa(s) raiz do problema, e é por isso que obtém resultados magníficos onde nada mais funciona.
Transtornos Emocionais: Ansiedade, depressão, procrastinação, vícios (cigarro, bebida, drogas, chocolate, comida…), manias, roer unhas, síndrome do pânico, fobias (água, altura, elevador, etc ), traumas (acidentes, violência, crime, sequestro, assalto, andar de avião, etc), stress pós traumático, bloqueios, medos (de altura, de multidão, de falar em público, de dirigir, de animais, de insetos, etc), insegurança, impotência, fracasso, autoconfiança, culpa, baixa autoestima, vergonha, mágoa, amargura, tristeza, frustação, rejeição, perda, solidão, vazio, abandono, inferioridade, raiva, ódio, revolta, etc.
Crenças e Pensamentos limitantes: fanatismos (religioso, político, futebol, escola; etc), aversões (ao poder, a riqueza, a pobreza, a sociedade, ao governo, partido político, religião, ceita, regime econômico, etc), preconceitos impostos (pela família, pela religião, pela comunidade, pela escola, pela empresa, etc), paixões (extraconjugal, platônicas, etc).
Dores Físicas: crônicas ou não, enxaqueca e todo tipo de dor de cabeça, nos olhos, nas costas, na coluna, nas pernas, nas juntas, nos tendões, cólicas menstruais, dores devida a traumas físicos novos ou antigos, dores provocadas por outras doenças (câncer, artrite, e etc…). Alívio na maioria das dores.
Problemas físicos: obesidade, pressão alta, diabetes, asma, atrite, alergias de todos os tipos, etc…
Problemas de desempenho pessoal: rendimento escolar, estudos, de um atleta no esporte, canto, atenção, concentração, profissional em qualquer área, etc.
É difícil encontrar casos em que a EFT não possa ser útil. Senão resolve, pelo menos ajuda! Isso não quer dizer que com a EFT se cure de tudo em apenas uma sessão. Umas coisas demoram mais que outras. Mas se obtém resultados impressionantes com frequência.
Qualquer um pode aprender facilmente a EFT e se Auto Aplicar. Não há limite para o uso da EFT. Uma das frases favoritas do Gary Craig é: “Experimente a EFT em tudo. Por quê? Porque EFT funciona! E funciona pra muita coisa. Quando você tem algo que funciona, fácil de ser aprendido e faz bem a tudo, isso tende a se difundir para todos os lugares do mundo rapidamente”.